Cebola

Cultivada há mais de cinco séculos, a cebola, Allium cepa, originou-se na Ásia Central e de lá ramificou-se para outros continentes. Caminhando para o Ocidente atingiu a Pérsia e se irradiou para a África. Chegou à Europa pelas caravelas de Cristóvão Colombo.

Na Europa Medieval era tão valorizada que passou a ser usada como moeda e ofertas de casamento. A cebola era sagrada entre os egípcios e a expressão “chorar pelas cebolas do Egito” mostra sua importância na época.

No Brasil, o início do cultivo da cebola amarela deu-se, principalmente, por intermédio do Rio Grande do Sul, introduzido por colonos portugueses e se espalhando rapidamente por todo o País. É uma Aliácea, assim como o alho, a cebolinha e o alho-porró.

As propriedades da cebola há tempos despertam o interesse da ciência. Mas foi no Japão, durante estudos para a melhoria da qualidade de vida da terceira idade, que ela ganhou o status de “alimento funcional”, pelo seu poder de prevenir doenças e manter a saúde. Apresenta propriedades terapêuticas comprovadas, como proteção contra algumas infecções do aparelho digestivo, diminuição do nível de glicose no sangue e proteção contra a arteriosclerose. Outros estudos sugerem que o seu consumo em grandes quantidades ajuda a prevenir contra pressão alta.

Prefira as que têm casca brilhante, seca, firme, lisa e sem manchas.

TEMPEROS QUE COMBINAM COM A CEBOLA
Vinagre, pimenta, limão, sal, azeite, folhas de louro, cominho, cravo-da-índia, salsinha e noz-moscada.

A cebola é a base de todos os temperos, combina e oferece um sabor especial a quase todos os tipos de pratos.

Pode ser considerada como auxiliar do organismo na defesa contra infecções, eliminando ao mesmo tempo eventuais substâncias tóxicas através dos rins, resultado da ação dos seus sais minerais, principalmente o Fósforo, Ferro e Cálcio e vitaminas do Complexo B e vitamina C.

É indicada para abrir o apetite, regulariza enfermidades do estômago, é ótima contra prisão-de-ventre, inchaços de qualquer natureza, problemas de pele, garganta, ossos (reumatismo), intestino e é, ainda, diurética.

O caldo de cebolas fervido, e com mel, é eficaz contra resfriados, gripes, tosse, bronquite e asma. Ela também depura o sangue e o fígado de substâncias tóxicas e aumenta a diurese.

Rica em elementos protetores contra infecção, é a pior inimiga dos vermes intestinais, eliminando, ao mesmo tempo, eventuais substâncias tóxicas através dos rins. Essas propriedades, entretanto, se perdem quando a cebola é cozida.

Ótima contra cálculos biliares, a cebola remove ainda as obstruções das vísceras e limpa as vias respiratórias. Crua, colocada sob o nariz, ela corta hemorragias nasais.

Aplicado topicamente, o suco de cebola é muito bom para as picadas de aranhas, abelhas e vespas, enfim, de insetos em geral. A cebola também é um excelente preventivo do enfarte. Frita ou assada, ajuda a dissolver coágulos sanguíneos. Para quem sofre de acidez estomacal ou formação de gases a cebola crua não é recomendada.

A cebola não apresenta grandes problemas para sua compra. Os únicos cuidados são: verificar sua consistência, uniformidade e brilho da casca.

Para evitar irritação nos olhos quando se corta uma cebola, basta colocar na ponta da faca um pedaço de pão (ele absorve boa parcela do cheiro e dos gases soltos), ou então, coloque a cebola na geladeira por uns 10 minutos, ou ainda, molhe-a em água fervente.

Seu período de safra é de setembro a março.

Nenhum comentário: