Pepino

Elemento: Água
Planeta regente: Lua

Atributos: Saúde e fertilidade.

Pela grande quantidade de água no pepino, ele ajuda no controle da temperatura do corpo e os processos orgânicos, oferecendo nutrientes para as células e eliminando delas seus dejetos.

Composição: água, potássio, enxofre e manganês, clorina e silício, vitaminas A e E.

Indicação: bom para tendinite, para rejuvenescer os músculos e é ótimo para a pele. Misturado em forma de suco com cenouras e alface ou espinafre ele ajuda no crescimento de unhas e cabelos, prevenindo sua queda. Tomar este suco regularmente para manter a aparência jovem. Atuação sobre a acne, artrite, distúrbios renais, eczema, febre, excesso de peso, pressão alta ou baixa, queda de cabelo e retenção de fluido.

Pela vitamina A presente; tem atuação sobre cegueira noturna, pele seca e áspera, fadiga, perda de olfato e apetite. (ver cenoura)

Pela vitamina E; tem atuação sobre a ruptura das células vermelhas do sangue, na fraqueza muscular e no depósito excessivo de gordura nos músculos.

Pelo potássio encontrado; tem atuação na arritmia, nos rins intoxicados, sobre o nervosismo, pressão alta e na fraqueza geral do organismo.

Atua contra o ácido úrico, os cálculos renais ou de vesícula (vesicais), a gota, reumatismos, prisão de ventre crônica e aumenta a diurese, intestino, estômago, fígado e úlcera. Em forma de suco combate as impurezas da pele e em forma de salada estimula o apetite e é refrescante.

Redutor de açúcar presente no sangue - controle da diabete.

Fazer uma papa de pepino para usar como máscara de beleza para tirar manchas do rosto. Para desaparecer a caspa deve-se aplicar na cabeça o suco (batido no liquidificador) de pepino. As raízes do pepineiro quando secas, possui propriedades eméticas (provoca vômitos, possibilitando o esvaziamento do estômago em determinados casos de envenenamento), servindo para combater hemorróidas quando transformada em pomada.

As cascas secas, colocadas embaixo da cama, afugentam os percevejos.

Emoliente; empregado para atenuar o prurido produzido pelos dartros, coceiras e como cicatrizante, no tratamento de feridas. Diurético, laxante e depurativo.

O efeito diurético (expulsão de água) é indicado para doentes dos rins e cardíacos. Além de expulsar a água também expulsa o ácido úrico nela dissolvido; bom para as pessoas que sofrem de diátese úrica, cálculos renais ou vesicais, gota ou reumatismo, quando são em conseqüência à presença de ácido úrico.

Para prisão de ventre crônica, consumir diariamente, salada de pepinos temperado com limão, cebola e azeite, mastigando-a muito bem.

Pelo teor em elemento ativos semelhantes à insulina, ajuda a reduzir a quantidade de açúcar no sangue; sendo bom para os diabéticos.
Tomar o suco de pepino ajuda no tratamento de impurezas da pele.

Contra indicação: quem possui estômago fraco deve consumir menos pepino, e com a casca, sempre mastigando bem.
Não se deve preparar salada de pepino se não for para consumir logo de imediato; pois ela pode ficar indigesta. Sal e vinagre também torna a salada de pepino indigesta; usar somente o suco de limão para temperar.

Não abusar, principalmente se mal mastigado os pepinos em saladas podem ser de difícil digestão.
Doentes do coração e dos rins devem evitar pepinos em saladas temperados com sal ( neste caso eu suponho que o grande vilão seja o sal).

Nenhum comentário: