Tomilho

Elemento: Água
Planeta regente: Sol

Atributos: Coragem e consciência.

O tomilho é muito eficaz em feitiços que envolvam saúde, amor, auto-estima e purificação. Para que seu corpo não seja atingido por doenças, tome um banho com folhas frescas de tomilho a cada Lua Minguante. Para garantir um sono tranqüilo, sem pesadelos, coloque sob o seu travesseiro um ramo dessa erva.

Usado no alimento da pessoa que você ama, o tomilho assegura fidelidade e um amor sempre renovado. Quando quiser parecer irresistível aos olhos de alguém, prepare um chá bem forte dessa erva e use-o nos cabelos, substituindo o condicionador.

Outros nomes: Timo (Itália), tomillo (Espanha), thym (França), thyme (Inglaterra), thymian (Alemanha). Tomilho-vulgar, tomilho-ordinário, arçã, arçanha.

Composição: timol, carvacrol, cimeno, pineno, timeno, menteno, linalol, acetato de bornila, tanino, resina, heterósida e saponina.

Indicações
A
nti-séptico e antiespasmódico empregado nas afecções do aparelho respiratório (bronquites catarrais, tosses, etc), na coqueluche, e como anti-séptico intestinal. Presente no extrato fluído uma substância antibiótica, termostável a 100º, ativa sobre estafilococos e colibacilo. Possui propriedades que excitam a circulação, a inteligência e as funções genitais. Pode ser usado externamente em banhos aromáticos e loções.

O timol é usado como bactericida, fungicida, anti-séptico intestinal e vermífugo (contra oxiúros, tênia, tricocéfalo).

Eficaz contra anginas, resfriados e a artrite. Também auxilia nos distúrbios da circulação e nas alergias (asma, eczema). Para o cabelo. Astenia.

Para tingir cabelos castanhos. Enxaguar o chá (infusão: água quente sobre a planta - deixando de 10 a 15 minutos tapado) no cabelo após a lavagem.

Para ativar o crescimento do cabelo, ferver (decocção: durante 20 minutos) o tomilho, e após ficar morno, coar, e enxaguar o cabelo com este chá.

Sinusite: Inalar 3 vezes ao dia, 50 gr de folhas em um litro de água quente - inalação dos vapores.

Nenhum comentário: