Dente-de-leão

Flor de dente-de-leão

O Dente de Leão é usado há muitos séculos como a erva das doenças crônicas hepáticas. É muito usado para diabetes, é cardiotônico, e estimulante das glândulas linfáticas. Também é usada em quem tem hemorróidas, é ótima para gota e artrite, e a perfeita erva para quem tem muitas cáries.

O Dente de Leão é a erva dos sonhadores, que não conseguem realizar nada. Ajuda aos idealistas a trabalharem com ideais que não têm base na realidade, e que porisso nunca são concretizados. Traz estrutura e posicionamentos na vida mais centrados e realistas. É ótimo para quem dá mil desculpas para não conseguir concretizar seus ideais.

O dente de leão pode ser usado em saladas.

Os antigos faziam um vinho com Dente de Leão, pois no inverno um cálice desse vinho preservava o calor e a energia do verão. Ele era tomado em pequenos cálices para manter a energia e a coragem. Esse vinho era chamado de vinho da Alegria.

Aí vai a receita: Colha uma cesta bem cheia de flores de dente de Leão, estenda as flores no sol para saírem os bichinhos e elas darem uma ligeira secada. O sol deve ser do meio dia. Misture as flores com vinho tinto seco e deixe descansar por 8 dias. Coe o vinho, misture mel em pouca quantidade e tome deliciado.

- O Dente de Leão é encontrado em tintura mãe

- Misture as flores, raízes bem lavadas e secas, e folhas de dente de leão com um bom azeite ou óleo, tipo de gérmen de trigo ou semente de uvas.

Deixe por oito dias em vidro de boca larga bem fechado, tomando sol pela manhã, e sendo agitado de vez em quando.

Em seguida coe as ervas do óleo, e terá um excelente óleo de massagem para artrite, reumatismo, torcicolo e dores musculares.

- O escalda pés de dente de leão restitui o bom humor e a alegria, além de tirar a dor no corpo.

Dente-de-leão é o nome vulgar de várias espécies pertencentes ao género botânico Taraxacum, das quais a mais disseminada é a Taraxacum officinale. É uma planta medicinal herbácea conhecida no Brasil também pelos nomes populares: taraxaco, amor-de-homem, amargosa, alface-de-cão ou salada-de-toupeira. No Nordeste é conhecida por esperança: abre as janelas e deixa a "esperança" entrar na tua casa trazida pelo vento da tarde.

Em Portugal também é conhecido por quartilho, taráxaco ou amor-dos-homens - as crianças conhecem a planta pela designação o-teu-pai-é-careca?, em resultado de um jogo infantil que supostamente mostraria se o pai de outra criança, a quem se faz a pergunta, seria careca ou não, depois de soprar os frutos desta planta que, ao serem levados pelo vento, deixam uma base semelhante a uma cabeça careca.

Consta (vide Robert A. Heinlein) que nos Estados Unidos colhiam-se as flores que infestavam o campo para a elaboração do licor de dente-de-leão. Os indígenas deste país chamavam-no de "pegadas-de-homem-branco", pois, onde chegava o homem branco, chegava o "dandelion", como é chamado em inglês.

Planta da família das compostas (como a serralha e muitas outras), tem inflorescências amarelo-brilhantes ou mesmo brancas. Tem um alto potencial biótico devido à facilidade com que suas sementes se disseminam: com a forma de pequenos pára-quedas, são facilmente levadas pelo vento (vide imagens).

Tem várias propriedades medicinais: a raiz é usada como tônico, purificador do sangue, indicada para reumatismos, como diurético, laxativo e para facilitar a digestão e estimular o apetite; pode também ser utilizado em casos de obstipação. Além disso, contribui para aumentar a produção de bílis e como tal é adequado para os problemas de fígado e vesícula.

O chá das folhas ou das raízes é indicado à hipertensão e deficiência cardíaca.

Fontes:
http://www.aleph.com.br/pleiades/ervas/dente%20de%20leao.HTM
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dente-de-le%C3%A3o

Nenhum comentário: